Mesa-redonda com municípios e profissionais que trabalham com comunidades ciganas

by ERIO on November 4th, 2014

Porto, 10 de Novembro de 2014

Estimado(a) Senhor(a),

O Gabinete Europeu de Informação sobre os Roma (European Roma Information Office - ERIO) é uma organização internacional que promove o debate político e público sobre assuntos ligados às comunidades ciganas fornecendo informações para as instituições da UE, a sociedade civil e governos de Estados-membros. Como objectivo principal, combatemos a discriminação das comunidades ciganas e contribuímos para melhorar a consciência pública sobre os problemas enfrentados por estas comunidades através de conscientização, advocacia e desenvolvimento de políticas.

A ERIO, tem o prazer de o/a convidar a participar numa mesa-redonda com responsáveis de municípios e profissionais que trabalham com comunidades ciganas.

Qual é o motivo da mesa-redonda?

As comunidades ciganas continuam a enfrentar discriminação constante por toda a Europa. Em 2011, a Comissão Europeia adoptou um “Quadro Europeu para as Estratégias Nacionais para a Integração dos Ciganos até 2020” com o objectivo de melhorar a integração dos 10-12 milhões de ciganos na Europa. Os Estados-membros da União Europeia comprometeram-se a melhorar a situação sócio-económica dos ciganos, elaborando estratégias nacionais para a integração dos ciganos. Em dezembro de 2013, foi adoptada a Recomendação do Conselho relativa a medidas eficazes para a integração dos ciganos nos Estados-membros que contém uma série de requisitos que realçam a necessidade de integração dos ciganos a nível local. Cabe agora aos governos nacionais envolver os municípios na implementação das estratégias.

Neste contexto, esta mesa-redonda irá reunir responsáveis de municípios e profissionais que trabalham com comunidades ciganas.

Qual é o objectivo da mesa-redonda?

No âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas e da Directiva da Igualdade Racial, a mesa-redonda tem como objectivos:
  • reunir opiniões de profissionais sobre a Estratégia Nacional e a Directiva da Igualdade Racial
  • discutir a implementação da Estratégia Nacional e de legislação de combate à discriminação
  • identificar desafios enfrentados pelas autoridades na implementação da Estratégia Nacional e de legislação de combate à discriminação e tentar encontrar soluções para superá-los
Onde será a mesa-redonda?

Data e hora: 10 de Novembro de 2014 - 14:00-16:00
Morada: EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza, Rua de Costa Cabral, nº 2368, 4200-218 Porto

Inscrição:

Envie um email a marta.pinto@erionet.eu com o seu nome, email, a organização a que pertencem e a sua função.

Reembolso da viagem:

A ERIO reembolsa as despesas de viagem unicamente de participantes representantes da sociedade civil. O reembolso só é possível se apresentar o recibo e o bilhete de transporte assim como os dados da conta bancária para se efectuar a transferência internacional (nome do titular da conta, BIC e IBAN).


Posted in not categorized    Tagged with no tags


0 Comments


Leave a Comment