Portuguese

O Gabinete Europeu de Informação sobre os Roma (European Roma Information Office - ERIO) é uma organização internacional que promove o debate político e público sobre assuntos ligados aos Roma (ciganos) fornecendo informação actual e detalhada às instituições da União Europeia, a organizações civis ciganas, a autoridades governamentais e organizações intergovernamentais.

ERIO coopera com uma grande rede de organizações e actua no combate à discriminação racial e à exclusão social, contribuindo para sensibilizar a opinião pública.

ERIO pretende combater a discriminação racista contra os Roma e contribuir para melhorar a consciência pública sobre os problemas enfrentados pelas comunidades Roma. Defende os direitos dos Roma promovendo políticas que são orientadas para a melhoria da situação sócio-económica e a inclusão social dos Roma na Europa. Além disso, ERIO promove a participação das comunidades Roma em processos de tomada de decisão a nível europeu, nacional e local. ERIO trabalha para sensibilizar as instituições da UE sobre a importância de desenvolver e de garantir a igualdade de oportunidades para os Roma nos Estados-membros da UE assim como nos países candidatos.

Atualmente, ERIO está concentrado em políticas de anti-discriminação nos campos da educação, emprego, saúde e habitação.

Apesar do papel que ERIO desempenha na defesa dos direitos dos Roma a nível europeu, ERIO não procura substituir nenhuma outra organização Roma. Sendo uma plataforma informativa, ERIO assegura que a voz de todos os Roma europeus seja ouvida pela UE e serviços governamentais. ERIO é uma organização não lucrativa regida pela lei belga, que trabalha num espaço internacional/europeu. Foi fundado em 2003 e emprega atualmente uma equipa de 6 funcionários.
Contact us
Facebook
Twitter
Youtube